7 Ilhas que você precisa conhecer na sua próxima ida à Croácia
/Se você está com viagem marcada para a Croácia ou está planejando visitar o país em breve, uma coisa que você não pode deixar de fazer é conhecer algumas ilhas do país!
A Croácia possui inúmeras ilhas em toda a sua costa. Eu tive o prazer de conhecer 5 delas! Nesse post vou falar sobre as ilhas que visitei e também sobre aquelas que não consegui mas que me deixaram com muita vontade de retornar para conhecer. Se você também tem um amor por ilhas, vem comigo nessa?
Antes de falarmos sobre as ilhas, é importante destacar que a época do ano que você escolhe vai interferir completamente no seu roteiro já que algumas destas ihas só "existem" durante o verão, ou seja, na alta temporada. Até mesmo para se deslocar entre as ilhas pode ser muito difícil durante a baixa temporada, pois os ferries operam com uma frequência bem menor.
Dito isto, podemos seguir nossa navegação pelas ilhas croatas que mais curti, lembrando que estive lá durante o verão de 2019 e aproveitei demais cada mergulho, cada festa e cada pôr do sol. Vamos lá:
Pag
É a Ibiza da Croácia, com muita movimentação de jovens (com média de idade de 22 anos) durante o verão europeu. Lá dentro fica Zrce Beach, a praia que agrupa diversos beach clubs, como o famoso NOA, além de um bungee jump na areia! Sim, a ilha de louco mesmo, mas se essa é a sua vibe, se joga!
A ilha também conta com um centrinho bem legal em Novalja, com muitos bares e restaurantes. Além disso você pode fazer um passeio de barco para conhecer as rochas calcárias super típicas da região. Eu, particularmente, nunca tinha visto nada igual!
Fiz um post completo mostrando mais detalhes:
Como curtir tarde e noite em Zrce Beach, na Ilha de PAG
Vis
Ilha onde foram filmadas várias cenas do filme Mamma Mia! Pois é, muitas das cenas NÃO foram filmadas na Grécia, para a nossa decepção - ou não. Adorei conhecer Vis por esse motivo e por muitos outros.
Vis é na verdade um arquipélago de 3 ilhas pequenas, o mais distante do continente. Até 1989, não era possível entrar na ilha por ser um centro militar da ex-Iugoslávia. Mas ainda bem que foi aberto para que a gente possa conhecer essa beleza!
Se você tiver a oportunidade de jantar durante o pôr do sol no Fort George, uma fortaleza no alto da montanha, não perca essa experiência! Foi, sem dúvidas, um dos pontos altos do passeio pelas ilhas. O local também hospeda casamentos maravilhoso - nem imagino como seria a emoção de casar por lá!
Você pode explorar a cidade de Vis a pé ou alugar um carro, uma scooter, bike ou um quadriciclo para explorar os lugares mais distantes, como as montanhas e praias de piscina natural como a Stiniva. Não deixe de conhecer as cavernas Azul e Verde, você pode fazer passeios até lá.
Vis é conhecida mundialmente pela excelente gastronomia, com peixes e frutos do mar ultrafrescos, e também pela produção de vinhos Vugava (branco) e Plavac (vermelho).
Cuidado pois a ilha não abriga muitos hoteis, então pode ser mais válido fazer um bate e volta num passeio de barco, ou aportar por lá, caso você tenha a chance de dormir no barco. Sugiro tirar dois dias para ficar em Vis.
Hvar
Bem diferente de Vis que é uma ilha tranquila, Hvar possui muita vida noturna! É, provavelmente, a ilha mais famosa da Croácia. Possui hoteis bem charmosos e exclusivos, assim como restaurantes e bares, principalmente em Hvar Town, que é o centrinho da cidade.
Como se trata de uma ilha longa, ela possui diversas praias, das mais agitadas às mais isoladas. Você pode fazer mergulhos, visitar pontos turísticos e curtir o pôr do sol no Hula Hula Beach Club ou pegar um barco de viagem curtinha para o Carpe Diem, onde rolam altas festas!
Além disso, você pode passear pelos pontos turísticos como a Catedral da Praça Principal, chamada Santo Estevão e aproveitar para tomar um sorvete por lá, conhecer a Fortaleza Espanhola e tirar altas fotos da paisagem, ou apenas passear pela Riva, que é o calçadão de Hvar Town.
À noite, vale a pena jantar num restaurante legal, de preferência PIZZA! E depois partir para o Kiva Bar e outros bares da região que ficam abertos até altas horas. O Kiva fica lotado durante o verão, então você pode e deve aproveitar também o entorno do bar.
Vale a pena conhecer também a baía de Stari Grad, principalmente se você estiver de barco particular! Que lugar incrível!
Palmizana
Uma cidade complementar a Hvar, onde muita gente se hospeda e pega o barco para Hvar. É mais barato se hospedar ali, e também possui uma marina onde muitos barcos aportam, como foi o meu caso. De lá para Hvar Town é coisa de 10 minutos de boat taxi, e se você tiver a oportunidade de conhecer Palmizana, tem muitos cantinhos escondidos por lá.
É lá que fica também o Laganini Lounge Bar & Fish House, que pode ser uma boa pedida para almoço, mesmo você estando hospedada em Hvar. A caminhada do porto até a praia onde fica o Laganini é bem rústica e interessante, mas você pode chegar de barco direto na praia. Acho válido um mergulho por lá!
Brac
Brač é a maior ilha da Dalmácia. Então para ser mais especifica, vou falar de Bol, o lugar que conheci dentro da Ilha de Brac. A praia mais famosa de lá se chama Zlatni Rat, ou Golden Horn, pois se trata de uma faixa de areia com o formato de chifre. Nessa praia você pode praticar Kite Surf, pois o vento é ideal para quem curte o esporte.
Você pode chegar até essa praia caminhando a partir do porto. É uma caminhada longa, mas muito, muito linda, cheia de pontos para ir parando e observando! Eu amei! Na volta você pode pegar um táxi ou um barco-táxi de volta para o porto. Nessa praia também tem um beach club legal, mas acabei não entrando.
A cidadezinha de Bol, próxima ao porto, é cheia de restaurantes charmosos para almoçar e jantar. Parece uma cidadezinha medieval, ótima para ir em casal num estilo romântico! Mas você também pode ir num clima mais noturno e conhecer o 585 Club e o Ella Club, duas boates bem estruturadas. Elas ficam atrás da praia que eu mencionei acima. Para chegar basta pegar o trenzinho da cidade que funciona a noite!
Ou seja, existem várias formas de curtir a ilha de Brac na Croácia!
Agora vou falar de duas ilhas que não consegui visitar por conta de tempo: a primeira por mau tempo e a segunda por falta de tempo mesmo, rs!
Lokrum
Esta ilha estava nos planos, mas por conta do mau tempo, não conseguimos ir. Pra você ter uma noção, não estavam mais saindo ferries de Dubrovnik para lá, que é bem perto, cerca de 700 metros da costa! Lokrum é uma ilha inabitada, onde não entram carros. Possui um parque natural incrível e deve ser lindo para quem ama a natureza.
Ficou bastante conhecida pelos fãs de GOT pois algumas das cenas da série foram gravadas lá no mosteiro beneditino construído perto do ano 1.000. A ilha abriga também um Museu de Ciências Naturais e é o cenário de um Mar Morto, um pequeno lago de sal conectado ao mar por cavernas subterrâneas, em que é muito fácil flutuar devido à alta salinidade da água.
Espia também:
Dubrovnik: super guia de viagem
Mljet
Passei na entrada do Parque Nacional de Mljet durante minha viagem de Split para Dubrovnik de ônibus, mas infelizmente não tive tempo de entrar para explorar. Você pode ir pela estrada e de lá pegar um barco ou ir de Dubrovnik, por exemplo, direto de barco. No parque não entram motos nem carros.
Achei na internet uma descrição bem legal para vocês: “Vai parecer quase estranho conhecer as aldeias e vilarejos habitados da ilha no meio das colinas e da vegetação: você vai ver cavernas, montanhas e até dois grandes lagos salgados, Veliko Jezero e Malo Jezero, bacias marítimas que repousam no coração de Mjiet. É claro que, se você ama fazer trekking, não pode perder esta pérola da Croácia!" - CostaCruzeiros.com
A cor da água ali é uma coisa diferente. Olhando de fora você já consegue ver a maravilha que é esse lugar, não tenho palavras para descrever o quanto quero conhecer essa ilha!
Meu sonho é poder voltar aqui nesse post e dar check nessas duas ilhas! A Croácia é um país realmente maravilhoso, principalmente em relação à belezas naturais, e aqui no blog tem vários e vários posts sobre esse destino.
Espia só:
Krka National Park: dicas para visitar o parque das cachoeiras na Croácia
Plitvice Lakes: dicas para visitar o parque mais famoso da Croácia
Dicas para curtir um fim de tarde em Zadar: Tributo ao Sol e Órgão do Mar
Vale a pena alugar carro na Croácia? Como levamos 4 multas em 5 dias de viagem
Outras ilhas que eu gostaria de conhecer são: Korcula, Scedro, Sipan e Solta.
Se você curtiu esse post, não deixa de checar os outros posts do blog e comentar aqui embaixo, pois vai me ajudar muito a saber se estou sendo útil para você no seu planejamento. Obrigada! :)
Beijocas,
Mandzy.