Old Town Zadar: conheça os principais spots medievais da cidade
/Zadar é uma cidadezinha encantadora, principalmente na parte que conhecemos como “old town". Você não precisa de muitas horas por lá para conhecer os dois principais pontos turísticos: o Órgão do Mar (Sea Organ) e o Saudação ao Sol (The Greeting to the Sun), que ficam lado a lado.
Mas no meu caso, quis tirar uma tarde inteira para explorar um pouquinho do que Zadar tem a oferecer, e até voltaria para passar alguns dias por lá de tanto que curti a cidadezinha. Nesse post você vai ver minhas dicas para curtir um fim de tarde na cidade + sugestão de praias da região da costa croata.
Old Town
Tanto o Sea Organ quanto o The Greeting to the Sun estão localizados dentro da Old Town. Como fui durante o verão, o pôr do sol estava acontecendo bem tarde - por volta das 21h, e por isso tive bastante tempo para caminhar antes de chegar até a Riva, onde estão esses pontos que você deve visitar mais para o fim da tarde para um maior impacto, sabe?
O acesso para a Old Town pode ser feito através de 6 portões. Eu entrei justamente pelo Portão do Leão, o primeiro que me deparei, em frente a um canal. Era bem bonito e imponente. O acesso a carros era restrito, mas existe sim a entrada de carros e ubers nessa "cidade amuralhada”.
Durante a minha caminhada conheci vinhos, azeites, temperos e outros alimentos típicos da região, vi ruínas trazidas da Itália, igrejas e catedrais, passei por diversos restaurantes charmosos e por fim me deparei com o local mais turístico meio que “sem querer querendo".
Uma parada que adorei fazer assim que cheguei na Old Town foi para tomar um milkshake, aliás os sorvetes são muito bons em toda a Croácia. Na hora de ir embora, paramos também para comer uma fatia de pizza antes de seguir para Split, nosso próximo destino.
Lembrando que os estacionamentos públicos na Croácia possuem horários, e esse que estacionamos pertencia a um hotel e fechava às 22h. Por isso, assim que o sol se pôs tivemos que correr para voltar e pegar o carro, senão ficávamos presas na cidade, ou sei lá, teríamos que pagar outra multa!
Se você não sabe como levamos multas na Croácia, não deixe de ler: Vale a pena alugar carro na Croácia? Como levamos 4 multas em 5 dias de viagem
Agora vou mostrar um pouco do que ver lá dentro da Old Town de Zadar:
Portão do Leão
Como disse, foi através dele que entrei na cidade amuralhada - o nosso estacionamento era bem na lateral direita, olhando para o portão. O portão foi construído em 1543 pelos venezianos e que deixaram claro essa influência italiana quando olhamos para o leão alado de São Marcos.
Praça dos 5 Poços
Quando você passa pelo portão e vira à direita, você chega na Praça dos 5 Poços e lá atrás está a Torre do Capitão. Os poços foram construídos durante o século 16 para abastecer a cidade de água potável durante a ameaça de invasão dos turcos, e a torre, é claro, era uma outra forma de se protegerem.
Fórum Romano
No meio de todo o burburinho de lojas, restaurantes, bares você encontra o Fórum Romano, do período em que a Croácia pertencia a Veneza. São ruínas romanas de 2 mil anos atrás que você vê a céu aberto, como se estivesse em Roma mesmo. Se você já esteve lá, sabe do que eu to falando.
Antigamente ali era o maior centro da vida pública na cosa Oeste da Croácia. Pelas ruínas é possível imaginar um pórtico para o templo dedicado a Júpiter, Juno e Minerva. As escadas e o pavimento são originais da época. Havia também um altar de sacrifícios, por onde fluía o sangue dos animais durante os rituais.
A maioria dos edifícios foram derrubados durante um terremoto no século VI. Uma das colunas servia como “pelourinho” durante a Idade Média.
Alguns prédios importantes que fazem parte desta praça:
Igreja São Donato
Construída no século 9, a igreja redonda chama a atenção dos turistas justamente pelo seu formato. A visitação é aberta apenas algumas horas do dia, então é bom checar antes de ir.
Torre do Sino
A torre ao fundo não faz parte da Igreja de São Donato e sim da Catedral de Santa Anastácia. É possível subir ao topo para uma vista de todo o centro histórico de Zadar, mas são muitos e muitos degraus de subida, masi precisamente 180. Já tive experiências parecidas na Itália e fico um pouco claustrofóbica. Você não ficaria?
Além disso, como só fui passar a tarde na cidade, achei melhor não subir e conhecer mais coisa a pé, mas ouvi o sino tocando, possivelmente às 18h! Hehe. Os cinco sinos são enormes e eles tocam melodias diferentes ao longo do dia.
Catedral de Santa Anastácia
Sua entrada fica do outro lado do Fórum e foi construída no século 12.
Igreja de Santa Maria
Fica do lado direito do Fórum junto ao convento das freiras Beneditinas. A fachada foi construída em 1066 e refeita no século 16.
Parque da rainha Jelena
Esse parque foi construído sobre um antigo bastião, uma coisa meio incomum para a época.
Praça Petra Zoranica
Essa praça possui uma estrutura de vidro que revela como era o local na época dos romanos. Além disso, há um sarcófago em pedra com vestígios de monges do século I, e também uma única coluna em pé.
Praça do Povo
Era nesta praça que aconteciam os principais eventos durante a Idade Média na Croácia. Várias fundações dos prédios são desta época e alguns possuem influências renascentistas.
Antigamente era a Guarda da Cidade ao lado da Torre do Relógio (que surgiu no século 13) e servia de tribunal, câmara do conselho e biblioteca. Atrás fica a pequena Igreja de São Lourenço, muito bem preservada da época pré romana.
Do outro lado fica o Palácio Ghirardini construído em 1935 no estilo românico que remonta ao século XV.
Museu Arqueológico
Já começo dizendo que não entrei nele, mas passei em frente e adorei! Queria ter entrado. Rs! Dizem que é pequeno e que você consegue ver tudo em cerca de 1 hora.
Além disso, li reviews dizendo que é muito bom e apresenta obras do período medieva em ótimo estado de conservação. Tenho certeza de que se tivesse ido teria amado, HISTÓRIA É TUDO. Escolhi o museu pra fechar com chave de ouro esse post!
Se você curtiu esse post ou ficou com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários!
Beijocas,
Mandzy.