Assistindo ao nascer do sol na Praia de São Conrado

NASCER-DO-SOL-RIO-CAPA.jpg

Alguém aí tem costume de assistir ao nascer do sol? Creio que todo mundo tem alguma dificuldade ao acordar cedo para um programa desse tipo, mas é fato que vale muito a pena! No post de hoje vou contar como foi meu planejamento e experiência assistindo ao nascer do sol na Praia de São Conrado, aqui no Rio de Janeiro.

LINHA-CINZA.png

Existe alguns pontos ideais para assistir ao nascer do sol na cidade maravilhosa, como a Praia Vermelha, o Mirante Dona Marta e a Pedra Bonita, por exemplo. Na semana passada, fui a uma festa na Estrada do Joá, em São Conrado e acabei ficando até a hora do nascer do sol, o que me permitiu ter um rápido gostinho dessa experiência. Depois desse dia, decidi então, me planejar para ir assistir ao nascer do sol ali na areia da praia mesmo, com calma e tranquilidade.

Leia também o post: Tudo que você precisa saber para fazer a trilha da Pedra Bonita

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-07.JPG
LINHA-CINZA.png

Motivos para assistir ao nascer do sol

1- Contato com a natureza

O nascer do sol é uma das coisas mais especiais e impressionantes na Terra, como se fosse um presente nos dado todos os dias de manhã. Ultimamente tenho dado muito valor e tentado colecionar momentos como esse, e hoje vejo o quão gratificante eles são: geram insights, nos inspiram, nos motivam e nos fazem sorrir sem gastar nada por isso.

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-08.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-05.JPG

2- Promover reflexões

Puxando do tópico anterior, não tem como admirar um nascer do sol e não pensar no nosso papel aqui nessa vida. Se algo tão grandioso nasce com tanta intensidade na frente dos nossos olhos, por que não podemos também renascer todos os dias com a mesma grandiosidade? Esse poder nos foi dado e só depende da gente querer.

Me sinto muito inspirada a ser uma pessoa melhor, motivada a fazer um trabalho profundo, que deixe um legado para o mundo, além de entender o que de fato vale a pena e o que não vale. Nesses momentos a gente pensa, quanto stress a gente passa sem necessidade.

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-27.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-24.JPG

3- Gastar pouco ou nada

Vocês conseguem ter noção de que esse espetáculo pode ser gratuito - ou quase de graça? O máximo que você vai precisar é o dinheiro para o deslocamento e alguma comidinha, nada além disso. E o retorno pode ser maravilhoso!

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-21.JPG

4- Ter fotos incríveis

Se você é como eu, e ama tirar fotos bonitas, já deve saber que os horários logo após o nascer e pré pôr do sol, são as mais incríveis. Essa é uma oportunidade de aproveitar a golden hour e tirar fotos lindas, seja de look, seja da paisagem - ou dos dois juntos!

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-19.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-18.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-20.JPG

5- Curtir um tempo sozinha (ou entre amigas)

Por último, essa pode ser uma ótima oportunidade de tirar um tempo pra si, ler um livro ou ficar sozinha com seus pensamentos, fora de sua casa ou sua zona de conforto. Com certeza, você sairá de lá mais inspirada. Você pode também, reunir um grupo de amigas e passar esse período com elas, numa espécie de picnic onde possam jogar conversa fora ou fazer uma reunião temática. Não vai ter tempo ruim!

Como acordar cedo

O primeiro passo para isso acontecer é, definitivamente, o planejamento. Não adianta querer assistir ao nascer do sol sem saber o horário, o que levar e onde ir.

1- Veja o horário e a localização exata

Isso muda ao longo do ano. Em Novembro, por exemplo, já estamos com o horário de verão, e o sol nasce no lado esquerdo da praia, por volta das 6h da manhã. Em outras épocas isso muda.

2- Programe o despertador

Não adianta colocar o alarme para 5 minutos antes do sol nascer. Tenha em mente quanto tempo você demora para levantar, se arrumar, chegar na praia, e calcule tudo direitinho para que não dê errado.

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-28.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-09.JPG

3- Compre snacks

Parte de acordar cedo para assistir ao nascer do sol é pular o café da manhã em casa. Eu, particularmente, acharia muito estranho comer às 4h da manhã. Por isso indico tomar apenas uma xícara de café e levar as comidinhas para a praia. Eu super teria comprado frutas, mas como decidi meio em cima da hora, acabei passando no supermercado Zona Sul na noite anterior e comprando aquela pizza branca com alecrim e sal grosso. Completei com um suco de laranja e vambora!

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-25.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-14.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-11.JPG

4- Deixe a bolsa pronta

Quando tiver tudo que precisa em casa, arrume a bolsa com os snacks, um livro, uma canga, fones de ouvido, óculos escuros e dinheiro para a água de coco. Se quiser, leve também sua câmera para tirar fotos profissionais. Eu acabei levando apenas o celular por ser medrosa, e ele já me rendeu fotos incríveis, então avalie se acha que a câmera vai fazer muita diferença.

Deixe a bolsa pronta na noite anterior para não precisar se preocupar com isso antes de sair de casa e gerar um stress desnecessário! Planejamento é tudo!

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-31.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-29.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-02.JPG

5- Deixe o look separado

Já que estamos falando de planejamento, separe também a roupa que você vai usar, mesmo que seja apenas um vestidinho e chinelos. Você vai querer ir de biquíni para aproveitar e pegar sol, ou vai voltar direto para casa? Não esqueça também de separar um casaquinho, pois de manhã faz um friozinho em São Conrado.

Como chegar

Bem, a essa hora da manhã o metrô ainda não está funcionando, e os ônibus circulando são bem poucos, além de estar tudo deserto. Indico mesmo ir de carro ou chamar um Uber ou Cabify, que te deixe no primeiro quiosque da praia, próximo a Av. Niemeyer. Ali é o ponto mais perto do sol, embora o outro lado da praia seja o mais comum de se ir.

Curtiu saber um pouco mais sobre o nascer do sol na praia de São Conrado? Então me ajuda a compartilhar esse post! E se você já foi, me conta aqui nos comentários o que achou! ;)

NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-30.JPG
NASCER-DO-SOL-SAO-CONRADO-15.JPG

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR