Moda: conheça meu novo projeto chamado #garimposdamandzy
/Tem se falado muito sobre o futuro da moda, da moda com propósito, do não acúmulo ou desperdício, e tudo mais. Mas o que você tem feito à respeito disso?
Sempre fui conhecida pelas minhas amigas como a garimpeira do grupo. Comprava um vestido lindo com 70%, trazia brincos super exóticos de viagens, bolsas lindas de brechós e cheguei até a costurar minhas próprias peças quando estudei moda na faculdade. Queria ser eu mesma, independente se "estava na moda" ou não.
De um tempo pra cá, senti que perdi um pouco desse meu estilo de vida quando comecei a trabalhar e consequentemente, passei a ter menos tempo. Comecei então, a usar o que todo mundo usava e deixar de me expressar tanto pelas roupas. Fui perdendo aquele olhar peculiar que eu tinha, e ao mesmo tempo, fui perdendo minha identidade.
No início de abril, comecei a trabalhar como voluntária num bazar beneficente, onde toda verba arrecadada é distribuída por 50 famílias que vivem numa comunidade carente aqui do Rio. Entre as peças vendidas a preços super baixos, estão roupas, sapatos, acessórios e livros.
Toda semana encontro peças cheias de estilo e em perfeito estado, prontas para serem usadas. Junto a isso, e inspirada no lançamento da série #girlboss da @sophiaamoruso com o @netflix resolvi fotografar alguns looks que produzi a partir dessas peças garimpadas, somadas à peças recém adquiriras de marcas as quais me identifico.
Depois, incluí alguns itens que eram da minha mãe, outros da minha avó e até mesmo peças minhas de coleções passadas. O resultado de toda essa mistura você pode conferir sempre que eu postar uma foto com a hashtag #garimposdamandzy no Instagram.
Com esse projeto, espero abrir seus olhos para o valor de peças antigas e cheias de história que merecem um ressignificado em novas mãos. Muitas delas se encontram ainda super atuais. outras, não seguem a tendência da estação mas são simplesmente a nossa cara! O importante é conseguirmos compreender a importância de reciclar através de brechós e bazares no momento em que vivemos: de muito acúmulo, crise econômica e aquele dever de praticar a sustentabilidade.
Vamos todos pensar nisso e fazer as mais variadas peças circularem? Afinal, a moda não deveria ter regras, e se depender de mim, vou contribuir para um mundo mais criativo, menos consumista e mais cada-um-veste-o-que-quer! O que acham da iniciativa?
PS: eu mesma montei os looks, cabelo e maquiagem, chamei minha mãe pra fotografar com meu próprio celular e dei aquela editada nas fotos. Cada "shooting" tem uma história única, e com isso, seu próprio estilo de edição. Espero que gostem!
Beijocas,
Mandzy.